quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tapete de história




1.  
1. Nome:
Tapete de história

2. Objetivo:
Faz com que a criança participe de uma situação de comunicação oral, potencializando a oralidade, além de promover o envolvimento com um clássico literário, potencializando desde cedo o letramento.

3. Materiais:
EVA de várias cores para o cenário, cola quente, came.

4. Modo de fazer:
É preciso ter habilidade para desenhar os personagens, ou então, conseguir os moldes em livros.

5. Como utilizar:
O professor conta a história fixando os personagens no tapete, depois de ter contado toda a história, retira todos os personagens e então narra novamente a história, porém as crianças que terão que ser os personagens e afixá-los em seu devido lugar.No momento do conto, eles terão que dizer a fala dos personagens.
  Ao término solicitar o reconto individual.

6.Relação com o eixo

O tapete de história foi construído para o meu Estágio I, seguindo atentamente aos princípios do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, eixo da Linguagem, ratificando o que diz nos objetivos para que as crianças de 0 à 3 anos devam :
• participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;

• interessar-se pela leitura de histórias;

• familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

 Esse instrumento valida o que está posto no RCNEI- Linguagem, porque ele oferece a possibilidade de comunicação oral , dessa forma a criança é seduzida a interagir, se posicionar, desenvolve a questão de como e quando deve se posicionar, ou seja, pelo fato de está representando um personagem, e este personagem já tem a fala preestabelecida , precisa então está atento para se colocar na história no momento adequado.
Com essa ferramenta, a criança se ver na história, assim é  estimulada a criar, usar a imaginação, e assim  sejam despertados a conhecer outras. O tapete de história traz um envolvimento de todo o grupo, porque os alunos estão em contanto com a mesma, eles acionam a comunicação oral para  imitar o que cada personagem diz.
  
Por Marise Malta







Nenhum comentário:

Postar um comentário