quinta-feira, 3 de dezembro de 2009



CINCO MARIAS



O jogo das 5 marias é basicamente um jogo de coordenação motora e raciocínio rápido.Fácil de ser jogado, pode ser praticado em qualquer lugar.Este jogo é conhecido também como brincadeira dos saquinhos. Primeiro, faça cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm x 3 cm, com enchimento de areia ou grãos de arroz ou feijão.
Depois, é só brincar! Veja a seqüência:
• Jogue todos os saquinhos no chão e pegue um sem tocar nos demais. Jogue-o para o alto enquanto você pega um dos outros quatro - sempre sem encostar nos restantes - e segure-o na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão. Repita tudo para cada um dos quatro saquinhos.
• Novamente, jogue os cinco saquinhos e pegue um. Faça o mesmo que na etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
• Repita tudo, mas desta vez você vai pegar um saquinho e depois três.
• Agora, você deve pegar os quatro saquinhos de uma só vez.
O túnel: jogue os cinco saquinhos e pegue um. Com a outra mão, você forma um túnel. Os quatro saquinhos restantes deverão ser passados por debaixo do túnel.



Observação - Se o jogador tocar num dos saquinhos que estão no chão que não seja o escolhido para a execução da jogada ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez para o próximo jogador.





CURIOSIDADE SOBRE A ORIGEM DA BRINCADEIRA


A cinco-marias tem origem em um costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) e observavam como caíam.
Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto), o menos liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos), e o convexo, pranes (4 pontos).
Essa pode ser a origem dos dados (do latim, “dadus”, que quer dizer “dado pelos deuses”), segundo Renata Meirelles, autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil".
Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles. cinco marias ou pipokinha como pode ser chamado, é um
brinquedo também conhecido como brincadeira dos cinco saquinhos (ou cinco pedrinnhas, que devem ter tamanhos aproximados).


Nenhum comentário:

Postar um comentário