O projeto caixa de brinquedos foi idealizado com o intuito de ensinar as crianças da educação infantil os conteúdos dos blocos temáticos contidos no RCNEI, abordando todos os eixos, para que, as crianças pudessem aprender através dos jogos, brinquedos e brincadeiras de forma lúdica os conteúdos que são de vital importância para o desenvolvimento das crianças em todos os seus aspectos: Intelectual, Corporal e afetivo.
A nossa caixa de brinquedos tem o objetivo de incentivar as crianças a expressarem suas capacidades e desenvolver a criatividade, através das artes visuais, utilizando diversos recursos materiais como: tintas diversas, papéis variados, lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, pincéis de formatos e tamanhos variados. Buscando trabalhar de forma interdisciplinar com todas as matérias que integram o ensina na educação infantil, visando ampliar os conhecimentos das crianças de forma divertida e feliz, pintando, modelando, criando, recriado, fazendo colagens e usando a imaginação e transformando os materiais.
Na busca por tornar as nossas crianças autônomas e capazes nos seus modos de pensar e agir, através de atividades contextualizadas, que permitam a elas uma reflexão sobre produções produzidas dentro do seu contexto sócio-cultural e as suas próprias produções. Segundo o RCNEI as artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidades por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional quanto tridimensional, além de volume, espaço, cor, luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, os contrastes, a continuidade, a proximidade e a semelhança, são atributos da criação artística. “A integração entre aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção da interação e comunicação social, conferem caráter significativo as artes visuais”.
Por Léia Fonseca e Lenimar Gonzalez
Nenhum comentário:
Postar um comentário