quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

BOLICHE DE GARRAFA PET



Objetivo:
Raciocínio lógico/motor, análise da situação levantamento de hipótese, experimentação e controle de resultados.

Eixo Contemplado: Artes, Movimento

Material Utilizado:

-6 a 10 garrafas Pets
-Para encher as garrafas: areia, água ou algum material que dê sustentação as garrafas.
-Meia para fazer a bola ou jornal
-Fita crepe
A ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e imaginação favorecem á criança comportamento além dos habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior que a realidade, e isto, inegavelmente, contribuem de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento (Rego, 1932, p.36).
Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Segundo o RCNEI, Volume 1: “Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem.”

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

Por  Leise Apolinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário