segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Livrinho Mobil!


Nome: Livrinho Mobil, com figuras destacáveis.

Grupo 3:
crianças de 03 ou 04 anos.

Objetivos: Incentivar a leitura de livros infantis, para que a criança crie em si a vontade pela leitura, a vontade de aprender e entender tudo que estão por trás das letras.


Materias Utilizados: O livro Mobil, apesar de ter uma grande facilidade em encontra-alo, em livrarias, ele também pode ser confeccionado. O material necessário seria: Papel duplex ou cartolina, Canetinhas coloridas (hidrocor, lapis de cor ou giz de cera), cola, tesoura, figuras ilustrativas que podem ser recortadas ou desenhadas por quem tem um domínio com os desenhos, depois é só imaginar e se divertir.

Modo de fazer: Com o papel duplex ou cartolina, recorta-os do tamanho que desenhar, lembrando recortando da mesma maneira que um livro, com 2 partes, em seguida é só deixar fluir, pensa em uma história com enredo divertido, desenha toda a parte ilustrativa, Só os personagens do livrinho que serão desenhados em uma folha separado e logo recortado, para que assim, a criança coloque-os onde ela achar melhor.

Relação com o eixo: Linguagem Oral e Escrita

O livro consiste em fazer com que a criança ouça a história contada, e após ter lido a mesma conte a história da maneira de lhe convém, podendo assim manipular todos os personagens e figuras que compõem o livro, sendo assim, ela poderá recriar o livro e se divertir com isso, socializando sua criação.

Desta forma a mesma se segura e escola estara propiciando a elas um momento de autonomia plena, onde elas contam a história da maneira que sua imaginar deixar, sendo assim é partindo deste principio, que a escola acaba criando um ambiente de total letramento, onde as letras não são apenas códigos escritos, e sim códigos que possuem um significado e sentido para as crianças.

Acredito que as narrativas despertam os interesses das crianças, visto que essa atividade proporciona prazer, pois a criança que gosta muito de ouvir histórias e se é estimulada, vê satisfeitas suas fantasias, desejará também ler sozinha na busca de satisfazer sua curiosidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário