quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ábaco



CAIXA LAIS CARVALHO

Ábaco : é um instrumento bem sucedido que, segundo os estudiosos, foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos, pois com o passar do tempo foi surgindo a necessidade de fazer “contas” cada vez mais complexas, assim inventaram o ÁBACO.

Eixo contemplado: Matemática


Objetivos:
- Desenvolver o raciocínio lógico, aquisição das noções numéricas, as ações de classificar, ordenar ou seriar, e o desenvolvimento da pratica do calculo mental.
- Formular hipóteses, criticar e conceber ao aluno o pensar.

Matérias usados:
Pode ser construído com uma barra de sabão, palitos de churrasco e tampinhas de garrafa.

Como pode ser trabalhado na sala de aula: O ábaco foi disseminando por toda a sociedade, com a mesma função, o que mudava era somente sua nomenclatura: O ábaco japonês é conhecido como SOROBAN, os russos chamam de TSCHOTY. Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital. Ainda hoje, depois de 3 mil anos da sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento.

Segundo o RCN- volume 3, na pratica da Matemática deve ser levado em conta os conhecimentos prévios como ponto de partida, seguida de apresentações dos números e a forma de contagem do ábaco que começa da esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, trabalhando da esquerda para a direita. Para o RCN a forma de avaliação do professor deve ser processual, considerando como a criança vem se desenvolvendo no decorre das atividades.


Referência:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v. p.205-239.

Nenhum comentário:

Postar um comentário