domingo, 29 de novembro de 2009

Bilboquê - Géssica Sebastião e Laís Matos


Bilboquê: É um brinquedo antigo de aproximadamente 475 anos que teve uma ampla disseminação pelo mundo, recebendo nomenclatura diferente em cada região. No Japão, o bilboquê recebe o nome de kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero;

Eixo contemplado:
Movimento

Objetivos:- Possibilitar a criança através da brincadeira com o bilboquê o desenvolvimento da motricidade, noção espacial e lateralidade.
- Aprimorar a capacidade de percepção e reflexo.
- Construir o próprio brinquedo através de materiais descartáveis, estimulando a criatividade dos alunos.

Matérias usados:

1 copo plástico descartável
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Hidrocor
Como fazer: Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base.
Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar.
* O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.

Como pode ser trabalhado na sala de aula:

Sendo o brincar um ato de movimentar-se, a brincadeira é uma das primeiras linguagens utilizada pela criança para relacionar-se com o mundo. Portanto o brincar deve ser valorizado, pois por meio deste, a criança tem a possibilidade de expressar-se espontaneamente, utilizando o movimento como forma de aprendizagem sobre si e sobre o universo que a cerca, conhecendo seus próprios limites, desenvolvendo a capacidade de solucionar problemas.

De acordo com o RCN (Brasil 1998.p. 15) o trabalho com o movimento na educação infantil contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para ampliação da cultura corporal de cada criança.

Referência:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v. p.13 – 42.

2 comentários:

  1. Muito interessante a abordagem que vc fez sobre esse objeto!

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  2. Muito interessante a abordagem que vc fez sobre esse objeto!

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